28/06/2021 Informações - Inversores de Frequência

Economia de energia com inversores de frequência

  Existem aplicações que não demandam da velocidade nominal do motor, algo que acontece quando o mesmo está aplicado diretamente à rede. Ao utilizar o inversor de frequência, é possível adequar a velocidade, reduzindo o consumo de energia desse motor. 

  Quando um motor é acionado por um inversor a uma velocidade média, a tensão é reduzida em proporção à velocidade do mesmo, independentemente do fluxo da corrente. Isso contribui para a economia de energia. Ou seja, acionar um motor de velocidade variável com um inversor de frequência pode reduzir o consumo de energia.

    Além da economia de energia proporcionada pela utilização de inversores de frequência junto aos motores elétricos ao invés da partida direta, os inversores da Mitsubishi Electric trazem funções de energy saving, capazes de gerar ainda mais economia de energia.

  A função Energy Saving otimiza o acionamento do motor para a mínima potência necessária para manter a velocidade definida pelo usuário, eliminando as perdas térmicas. A economia de energia ocorre mais em cargas de baixo torque.  

 

 

Matérias Relacionadas